segunda-feira, 16 de junho de 2008

Vitória contra o especismo!

Aprovado programa de redução de carroças em Porto Alegre

Proposta teve 22 votos favoráveis e 12 contrários

O Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal, que prevê a retirada de circulação de carroças das ruas de Porto Alegre, foi aprovado na tarde desta segunda-feira (16/6) pelo plenário da Câmara Municipal. A proposta, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB), obteve 22 votos favoráveis e 12 votos contrários.

Conforme o texto votado pelos vereadores, previsto no Substitutivo 3, a circulação de veículos de tração animal (VTAs) em Porto Alegre será proibida, em definitivo, em oito anos. Na votação, o Substitutivo 2 foi rejeitado pelo Plenário por 31 votos contrário e três favoráveis.

A circulação desses veículos, porém, será permitida quando se tratar de passeios turísticos e com o uso de rotas e baias autorizadas pelo Executivo.

Transposição

O projeto aprovado determina que o Programa de Redução deverá estabelecer um prazo para a realização, por parte do Executivo, do cadastramento social dos condutores de veículos de tração animal (VTAs) e também a implementação de ações que viabilizem a transposição desses condutores para outros mercados de trabalho.

Essa transposição deverá ser feita por meio de políticas públicas que contemplem todos os condutores que estiverem devidamente identificados e cadastrados pelo Executivo. O texto aprovado estabelece também que as ações previstas deverão incluir aquelas que qualifiquem profissionalmente os condutores de VTAs.

Proibições

Nos casos em que o substitutivo excetua a circulação de carroças, - como em passeios turísticos -, ou até a retirada em definitivo desses veículos das ruas da cidade, o texto aprovado nesta segunda-feira determina a proibição da condução de VTAs por menores de 18 anos ou por pessoas não habilitadas, e o trânsito de VTAs que não estejam devidamente registradas.

Emendas

O plenário também aprovou as seguintes emendas ao Substitutivo 3:

Dos vereadores Beto Moesch (PP) e João Dib (PP), que estabele que rotas e baias sejam autorizadas pelo Executivo desde que exclusivamente em zona rural.

Dos vereadores Beto Moesch (PP) e Dr. Goulart (PMDB), que estabele responsabilidade solidária das autoridades municipais se não forem tomadas medidas legais e administrativas cabíveis, ao tomarem conhecimento no disposto dessa lei.

Dos vereadores Beto Moesch (PP) e José Ismael Heinen (Dem), que prevê convênios de parte do poder público com instituições privadas visando a implementação dessa lei.

Da vereadora Margarete Moraes (PT), que permite a circulação de carroças em locais privados, na área rururbana, na periferia da cidade, em locais públicos para fins de passeios turisticos, e em rotas e baias autorizadas pelo Executivo.

CMPA

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que à partir desta Lei,os Protetores devem iniciar uma fiscalização ferrenha dos cavalos usados em carroças.
Todas denuncias de maus tratos devem ser encaminhadas ao MP.para que se configure Crime,estas denuncias mais tarde podem auxiliar no processo de redução.
Eliane Tavares
Aprocan

Cintia Bertolo disse...

Achei ótima esse início de aprovação da lei. A única coisa que me preocupa é como isso será feito e como ficarão os cavalos aposentados.
Cíntia V. Bertolo
cintiavet@gmail.com
www.facebook.com
ADOTE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!
Equipe de Vigilância de Zoonoses - CGVS
3289.2400 e 156
www.portoalegre.rs.gov.br/sms

A vida é símples, as pessoas que complicam.
Portanto, viva intensamente, sem medo de ser feliz, pois, felicidade é tudo de bom!!!

"A alma não tem segredo que o comportamento não revele." (Lao-Tsé)